Logomarca

Logomarca

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Agroecologia e a estabilidade na produção de alimentos

Muito se fala sobre a possibilidade de produzir alimentos orgânicos suficientes para alimentar o mundo. De fato, ainda não é possível garantir alimentos para 7 bilhões de pessoas sem o uso de agrotóxicos, contudo, com o avanço no conhecimento e o aprimoramento das técnicas, tem-se levado a produção agroecológica a uma produtividade próxima a da convencional, em alguns casos. Ou seja, é questão de tempo até que a agricultura orgânica tenha sim, possibilidade de alimentar o mundo.

Mas a grande questão é: até quando a agricultura convencional poderá alimentar o mundo? Essa questão é relevante pelo seguinte motivo: os insumos utilizados na agricultura convencional são de fontes não renováveis: mineração e petróleo. Desta forma, a agricultura praticada em grande escala depende da disponibilidade destes recursos não renováveis, ou seja, quando começar a diminuir a oferta, a produção de alimentos será drasticamente afetada. Há ainda a questão de que a produção destes insumos está concentrada nas mãos de conglomerados cada vez maiores e que detêm cada vez mais o controle sobre a produção de alimentos, e isto é algo perigoso. Não se sabe ao certo até quando estas fontes não renováveis poderão suprir a agricultura convencional: 20 anos? 40 anos? 100? Não importa, quando estas fontes começarem a secar, o efeito será catastrófico para a humanidade.

Por outro lado, a agroecologia busca sempre a reciclagem de nutrientes na propriedade, com técnicas como adubação verde, rotação e consórcio de culturas, manejo agroflorestal, integração com produção animal, entre outros. Desta forma, há pouca ou nenhuma necessidade de receber insumos externos, diferente da agricultura convencional. A detenção dos fertilizantes também fica desconcentrada, evitando-se monopólios ou oligopólios neste setor. Ou seja, a longo prazo, a agroecologia não somente poderá alimentar o mundo, mas garantir a segurança alimentar do planeta. Por isso, é necessário a mudança de hábito desde já, para que esta segurança se concretize!

Luis Eduardo Arns Pereira
Agrônomo e Gestor do Balaio Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário