Logomarca

Logomarca

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Controle biológico de pragas: como parar de enxugar gelo no campo

Desde o início da chamada revolução verde, a agricultura tem experimentado um aumento exponencial em produtividade. Um dos fatores que levaram a isso foi o uso dos agrotóxicos. Contudo, a utilização destes insumos encontra um grande obstáculo: a resistência que insetos, ácaros, nematóides, fungos e plantas espontâneas adquirem a inseticidas, fungicidas, herbicidas e outros mais. É sempre necessário se desenvolver novas moléculas porque as antigas já não fazem o mesmo efeito. Até mesmo os transgênicos, que prometiam ser a solução final para o controle de pragas, já estão perdendo eficácia em alguns casos.

É a velha história de enxugar gelo. Isso porque a resistência aos químicos é mais fácil de ser adquirida ao longo das gerações. Esta forma de controle de pragas ignora duas relações existentes na natureza que são o predatismo e o parasitismo. Ao contrário do uso de agroquímicos, é uma relação que existe a milhares de anos, e os insetos praga dificilmente adquirem resistência a este tipo de controle. O controle biológico de pragas é uma ferramenta muito utilizada na agricultura orgânica, e até mesmo as grandes empresas do agronegócio já estão se rendendo a este método natural de evitar a proliferação de insetos prejudiciais às plantações.

Desta forma, é mais proveitoso estudar as relações naturais existentes entre insetos, predadores e parasitas, e aplicar na agricultura como uma forma de garantir a produção de alimentos, do que ficar desenvolvendo moléculas químicas e OGMs que invariavelmente irão perder seu efeito ao longo do tempo. É necessário parar de enxugar gelo e prestar mais atenção na grande obra de engenharia que pouco conhecemos: a natureza. Assim, poderemos utilizar seus recursos a nosso favor e ainda a preservaremos!

Luis Eduardo Arns Pereira

Agrônomo e Gestor do Balaio Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário