Logomarca

Logomarca

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Produtor orgânico: O maior empreendedor rural

Dia 28 de Julho foi o dia do agricultor. Nada mais justo um dia para homenagear este trabalhador cuja atividade é responsável pela comida na mesa de cada um de nós, correndo o risco de perder o fruto do seu trabalho com as intempéries do clima, entre tantos outros percalços. Tudo isso sem perder a motivação de todos os dias acordar cedo para trabalhar, com a esperança de que a terra irá dar o seu fruto!
 Independente do tamanho de sua terra ou do modelo de agricultura que adota, todo agricultor é um empreendedor que corre inúmeros riscos e usa de muita criatividade para driblar os problemas que surgem no caminho.

Contudo, é necessário ressaltar que dentro de um modelo de produção agroecológico, o agricultor se encontra em um nível de empreendedorismo mais complexo que em outros modelos, pelos seguintes motivos:
No modelo convencional, todos os insumos são adquiridos de fora da propriedade - adubos, agrotóxicos, sementes, entre outros - ou seja, a tecnologia vem pronta, através de um mercado cada vez mais dominado por grandes conglomerados, algo que tende a limitar o empreendedorismo na agricultura.
Por outro lado, no modelo agroecológico, o agricultor prepara o próprio adubo, prepara as caldas repelentes e preventivas contra pragas e doenças, e desenvolve, seleciona, guarda e troca suas sementes com seus vizinhos, que por sua vez, podem ter desenvolvido sementes de outras espécies em suas propriedades. Tudo isso em um complexo sistema de produção que é o sistema agroecológico, alternando e consorciando cultivos dos mais variados, visando o equilíbrio natural do conjunto estabelecido. Estas experiências geralmente são compartilhadas com o grupo de produtores orgânicos da região, enriquecendo e fortalecendo o agricultor e a atividade agrícola do local.
Ou seja, o modelo de produção orgânica leva o empreendedorismo no campo a um alto nível, o que é bom para a agricultura, para os agricultores e para todos nós de maneira geral!

Felicitações aos maiores empreendedores do campo!

Luis Eduardo Arns Pereira
Agrônomo e Gestor do Balaio Orgânico


Nenhum comentário:

Postar um comentário