Logomarca

Logomarca

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Couve-flor Assada - Tonny Nascimento

Ingredientes:

1 Couve-flor média

1 Colher (de chá) de sal verde proteico

1/2 xícara (de chá) de tahine (se estiver muito grosso, dilua em um pouco de água quente)

3 dentes de alho roxo picados

2 colheres (de sopa) de suco de limão rosa

1/2 colher (de chá) de sal marinho

1/2 colher (de chá) de páprica defumada ou doce

1/4 de colher (de chá) de açafrão em pó

1/4 de colher (de chá) de orégano

1 colher (de sopa) de azeite de ervas

1/3 de xícara de (de chá) de farinha de rosca

Cebolinha e amêndoas trituradas para salpicar (opcional)

Modo de preparo:

Corte a base e remova as folhas de uma couve-flor média. Use-as para fazer suco.

Ferva água, coloque 1/2 colher de chá de sal e adicione a couve-flor de cabeça para baixo. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida escorra e reserve.

Pré aqueça o forno a 240 graus C.

Em uma vasilha, coloque o tahine, o alho roxo, o suco de limão rosa, a outra 1/2 colher de chá de sal, a páprica, o açafrão em pó, o orégano, o azeite e misture bem.

Coloque a couve-flor sobre uma assadeira antiaderente levemente untada e passe bem esta pasta sobre toda a superfície dela, e por dentro de alguns buraquinhos também.

Depois salpique a farinha de rosca.

Leve para assar por cerca de 15 minutos ou até a superfície estar levemente corada.

Salpique cebolinha e amêndoas pra servir.

Se quiser, regue com um fio de azeite.

Está pronto!

Tonny Nascimento - Eco chef

  

quinta-feira, 19 de julho de 2018

A importância da produção orgânica para o agricultor familiar e suas tradições


            No meio rural, os jovens, ao acompanhar o trabalho dos pais, tem maior noção da realidade das coisas: Tudo é fruto de muito suor e trabalho duro, tudo o que foi conquistado não veio de graça. Neste contexto, o jovem recebe as tradições de seus antepassados, tem sua identidade consolidada e é mais forte para enfrentar as adversidades da vida.
            Por outro lado, no meio urbano, o jovem não tem tanto contato com a realidade do trabalho de seus pais, e pelas circunstâncias deste estilo de vida, tendem a ter menor proximidade com seus progenitores e suas tradições. Diferente dos jovens do meio rural, acabam muitas vezes não compreendendo como a realidade funciona, nem o valor do trabalho duro de seus pais. Resultado: gerações altamente conectadas, com acesso a tecnologia e ao mesmo tempo, vivendo na solidão, ou na ilusão, por não compreenderem a realidade do mundo. E por estarem sós, ficam mais propensas a depressão, uso de drogas, etc.
         Ou seja, a vida rural é mais saudável para a mente, devido a estes fatores citados.
         Contudo, a juventude rural tem tido cada vez menos entusiasmo em manter-se no campo. O pequeno agricultor tem dificuldades em continuar na atividade, pois o método convencional – adubo sintético/agrotóxico –  tem boa rentabilidade financeira em escalas maiores,  assim sendo, o pequeno produtor geralmente vive endividado e em condições precárias. Grande parte da renda é utilizada para remunerar insumos externos.
        Com isso, a atividade agrícola torna-se desinteressante para muitos jovens nestas condições. Então o que fazem? Buscam melhor qualidade de vida no meio urbano. De fato, há melhores condições materiais na cidade, porém, o jovem acaba se deparando com todos os problemas já citados: solidão no meio da multidão. E assim se perdem as tradições de seus antepassados.
        Porém, a agricultura orgânica tem mudado este panorama. Como o sistema de produção agroecológico pressupõe um menor uso de insumos externos, a renda da produção remunera em sua maior parte, o trabalho do agricultor. Além disso, o alimento orgânico tem maior valor agregado. Com estes fatores, a atividade agrícola passa a ser mais atrativa para estes jovens, que se mantêm no meio rural e também perpetuam as valorosas tradições de seus antepassados.
       Desta forma, fica mais evidente a importância da agricultura orgânica para a sociedade como um todo.

Luis Eduardo A. Pereira
Eng. Agrônomo

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Quibebe de Abóbora Funcional - Tonny Nascimento

Ingredientes

1kg de Abóbora moranga refogada

4 xícaras (chá) de Água

1 colher (sobremesa) de Açúcar refinado

1 colher (chá) rasa de sal marinho

1 pitada de Noz moscada

1 pitada de pimenta do reino em pó

Modo de preparo

Acrescente a água na moranga refogada e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até desmanchar. Tempere com o açúcar, o sal, a noz moscada e a pimenta-do-reino;
Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo brando

Sirva com arroz orgânico guarnecido com orégano


A abóbora, também conhecida como jerimum, é um legume muito utilizado em preparações culinárias que traz como principal vantagem ter pouco carboidrato e poucas calorias, ajudando a emagrecer e controlar o peso. Assim, tanto a abóbora cabotiá quanto a abóbora moranga são ótimas aliadas da dieta e não engordam.

Eco Chef  Tonny Nascimento

www.cozinharetroalimentar.com

terça-feira, 3 de julho de 2018

Mais Saúde, Mais Economia

      Pensei em refletir com você a importância de termos mais qualidade de vida. Nos tempos em que vivemos com uma Crise se diluindo para começar uma nova etapa de prosperidade  lhe desafio a pensar: como está sua saúde?Poderia dar uma série de respostas se levar em consideração que a saúde não é só física, mas é: mental. financeira, econômica, social e assim vai... Precisamos ter equilíbrio no comportamento. Precisamos gerenciar nossos empreendimentos, sejam eles, comerciais, familiares ou sociais.

      Como fazer isso de forma linear sem levar surpresas?Encontramos na internet uma série de fórmulas, às vezes, mágicas; outras vezes bem realísticas. Mas o que importa é o resultado. Você está feliz? Isso é o que importa.Quero falar sobre a saúde física e mental. Sabendo-se que a saúde é o que mais tem valor em nossa vida, analisando que sem ela não conseguimos realizar nossos sonhos. Cada dia que vivemos é único. Não se repete; mesmo na rotina. Algo vai sair diferente. Nossa cabeça é um general que trabalha incesantemente para que o corpo, que é o exército, possa mostrar todo o seu poder e apreço.

       Temos o controle de tudo o que colocamos para dentro do corpo e da forma como essa introdução é feita. Mesmo sendo obrigado a assim fazer.Quero dizer que somos o que comemos. Partindo desse princípio que não é meu. Muitos falam. Repetem. Ensinam. Citam. Mas essa é a realidade que permeia a vida sobre a Terra. Hipócrates, grandioso pai da Medicina grega - foi considerado assim não porque era o melhor ou desenvolveu praticas curativas extraordinárias. Mas acompanhava cada um paciente até a sua recuperação. Conhecia cada um pelo nome e se preocupava com eles: um pai.

        "A vida é um boleto" - segundo Marcos André  de Melo, um amigo nutricionista . Tive que concordar, pois, alguém precisa pagar uma conta. E como poderemos fazer mais economia e ter os alimentos certos? Comida saudável é cara!! Isso tudo é uma impressão que temos no dia-a-dia. Vou dar algumas sugestões: 

 1- Procure alimentos de alto valor nutricional como os orgânicos: Frutas, cereais, oleaginosas, folhosas, bio-chips, germinados e algas marinhas;

 2- Consulte um nutricionista funcional ou um terapeuta holístico ou naturalista;

 3- Modele sua alimentação introduzindo aos poucos novos alimentos;

 4- A variedade é importante para que haja o equilíbrio e harmonia na alimentação;

 5- Atividade física e exercícios respiratórios são importantes para o desenvolvimento do corpo;

 6- Aprenda a fazer novos pratos saborosos;

 7- Agradeça a Deus por tudo o ocorrido pelo dia. Foi para seu aperfeiçoamento como ser humano.

Assim você terá uma vida mais feliz, próspera e vai lidar com seus problemas de forma mais efetiva e ter MAIS SAÚDE E MAIS ECONOMIA.
Tonny Nascimento - Mentor em Bio Alimentação