Logomarca

Logomarca

quinta-feira, 19 de julho de 2018

A importância da produção orgânica para o agricultor familiar e suas tradições


            No meio rural, os jovens, ao acompanhar o trabalho dos pais, tem maior noção da realidade das coisas: Tudo é fruto de muito suor e trabalho duro, tudo o que foi conquistado não veio de graça. Neste contexto, o jovem recebe as tradições de seus antepassados, tem sua identidade consolidada e é mais forte para enfrentar as adversidades da vida.
            Por outro lado, no meio urbano, o jovem não tem tanto contato com a realidade do trabalho de seus pais, e pelas circunstâncias deste estilo de vida, tendem a ter menor proximidade com seus progenitores e suas tradições. Diferente dos jovens do meio rural, acabam muitas vezes não compreendendo como a realidade funciona, nem o valor do trabalho duro de seus pais. Resultado: gerações altamente conectadas, com acesso a tecnologia e ao mesmo tempo, vivendo na solidão, ou na ilusão, por não compreenderem a realidade do mundo. E por estarem sós, ficam mais propensas a depressão, uso de drogas, etc.
         Ou seja, a vida rural é mais saudável para a mente, devido a estes fatores citados.
         Contudo, a juventude rural tem tido cada vez menos entusiasmo em manter-se no campo. O pequeno agricultor tem dificuldades em continuar na atividade, pois o método convencional – adubo sintético/agrotóxico –  tem boa rentabilidade financeira em escalas maiores,  assim sendo, o pequeno produtor geralmente vive endividado e em condições precárias. Grande parte da renda é utilizada para remunerar insumos externos.
        Com isso, a atividade agrícola torna-se desinteressante para muitos jovens nestas condições. Então o que fazem? Buscam melhor qualidade de vida no meio urbano. De fato, há melhores condições materiais na cidade, porém, o jovem acaba se deparando com todos os problemas já citados: solidão no meio da multidão. E assim se perdem as tradições de seus antepassados.
        Porém, a agricultura orgânica tem mudado este panorama. Como o sistema de produção agroecológico pressupõe um menor uso de insumos externos, a renda da produção remunera em sua maior parte, o trabalho do agricultor. Além disso, o alimento orgânico tem maior valor agregado. Com estes fatores, a atividade agrícola passa a ser mais atrativa para estes jovens, que se mantêm no meio rural e também perpetuam as valorosas tradições de seus antepassados.
       Desta forma, fica mais evidente a importância da agricultura orgânica para a sociedade como um todo.

Luis Eduardo A. Pereira
Eng. Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário